Artrose do joelho

O QUE É ARTROSE DO JOELHO?

A artrose do joelho nada mais é do que o desgaste da articulação. Ela associa-se com a degeneração das estruturas que constituem o joelho, com destaque para a cartilagem, que se torna mais fina ou mesmo ausente. O grau de dano e inflamação da cartilagem varia com o tipo e estágio da artrose, podendo surgir deformidades no membro com a progressão da doença.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA ARTROSE?

Na maioria dos casos, a artrose está relacionada a um processo de degeneração da cartilagem próprio do envelhecimento. Alguns pacientes possuem fatores predisponentes genéticos, alteração do alinhamento dos membros inferiores ou traumatismos prévios. Tais fatores podem estar relacionado com uma artrose mais precoce. Além disso, algumas doenças reumatológicas (como a artrite reumatoide) podem levar ao surgimento de artrose do joelho.

QUAIS OS SINTOMAS?

A principal queixa dos pacientes é dor. Inicialmente, ela tende a ocorrer com os esforços. Entretanto, com a progressão da perda da cartilagem e o contato direto osso com osso, a dor pode ocorrer mesmo no repouso e deformidades nos membros podem surgir (o joelho vai entortando). Alguns pacientes também apresentam travamento e estalidos, que podem ser causados por pedaços de cartilagem soltos no joelho.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é clínico e radiológico. A presença de dor e deformidade, além da redução da mobilidade do joelho, devem ser avaliadas no exame físico. Uma série radiográfica completa, associada a um exame panorâmico dos membros inferiores, permite um adequado diagnóstico. Em casos mais iniciais, a ressonância magnética pode ser útil para detectar lesões da cartilagem ou meniscos.

Por tratar-se de uma condição progressiva, a análise de exames anteriores que o paciente tenha realizado no passado é importante para avaliar com está sendo a evolução do quadro.

Resultado de imagem para rx artrose do joelho

TRATAMENTO

A maioria dos casos de artrose é tratada conservadoramente (sem cirurgia). Mudanças de hábitos, como musculação e perda de peso são componentes fundamentais para o sucesso do tratamento. Medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem ser usadas para ajudar no controle inicial da dor.

Nos casos de artrose ainda não muito avançados, a terapia com infiltração intra-articular de ácido hialurônico é uma boa opção.  É sempre importante ressaltar a necessidade de um trabalho multidisciplinar (com fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas) no manejo destes pacientes.

Resultado de imagem para infiltraçao do joelho

Quando há falha do tratamento conservador ou em casos com deformidade e perda óssea significativa, a cirurgia passa a ser uma possibilidade. Existem várias opções cirúrgicas para o tratamento da artrose, desde osteotomias (para alinhamento dos membros), próteses parciais (artroplastia unicompartimental) e a prótese total do joelho. É fundamental que o tratamento de cada paciente seja individualizado, pois cada caso tem a sua peculiaridade que influenciará diretamente no resultado.

Imagem relacionada

A evolução dos implantes ortopédicos (próteses) e novos métodos de reabilitação vem permitindo uma recuperação pós-operatória cada vez melhor, com retorno às atividades diárias mais precoce e um melhor resultado cirúrgico.

Publicações relacionadas

12 de setembro de 2023

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)

Lesão Meniscal