Dor no Joelho

O joelho é uma articulação que recebe a carga do corpo, tanto na realização de atividades diárias quanto esportivas. Dessa forma, dor no joelho se torna uma queixa musculoesquelética bastante comum, se tornando um dos principais motivos de consulta ortopédica. A dor no joelho tem uma grande variedade de causas e tratamentos específicos.

De uma forma geral, podemos organizar as causas de dor no joelho em 3 grupos principais: lesões traumáticas (trauma agudo), lesões por desgaste ou degeneração articular e lesões por microtraumas de repetição. É importante lembrar que a dor no joelho pode ser originada a partir de uma lesão em outro local do corpo, como alterações patológicas na coluna ou no quadril que podem levar a dores irradiadas para o joelho.

As lesões traumáticas são caracterizadas pela presença de uma agressão direta ou indireta à articulação do joelho, podendo levar a lesões de ligamentos, meniscos, cartilagem ou até fraturas ósseas. São o principal motivo dos pacientes procurarem as emergências ortopédicas. Normalmente, os pacientes apresentam-se com dor, edema (“inchaço”), derrame articular, limitação funcional para deambular ou dobrar o joelho. Dentre as lesões ligamentares do joelho, merece maior importância as lesões do Ligamento cruzado anterior (LCA) e as lesões do ligamento colateral medial (LCM), por serem as mais frequentes em atividades esportivas.

A osteoartrose é um exemplo de lesão degenerativa do joelho. Acomete mais frequentemente idosos e pessoas de meia idade. Podem ser de origem primária ou secundária (reumatismos ou sequelas de fraturas). É caracterizada por lesões degenerativas difusas nas estruturas do joelho, sendo uma causa importante de dor. É comum o paciente queixar-se de dor difusa no joelho, de evolução lenta e progressiva. Cursa com períodos ou crises de inflamação e agudização, levando o paciente a procurar o pronto-atendimento muitas vezes. Com o tempo, o joelho perde sua função, evoluindo com deformidades e perda do arco de movimento.

Como lesões por sobrecarga, podemos citar as tendinopatias ou fraturas por estresse. Normalmente surgem de forma insidiosa, durante a prática de atividades físicas ou atividades laborais. A síndrome da dor anterior do joelho é um exemplo, podendo ser originada a partir de tendinopatias do tendão patelar ou do tendão quadríceps, condromalácia ou condropatia patelar, instabilidade femoropatelar, bursites ou apofisite da tuberosidade tibial (doença de Osgood-Schlatter).

O diagnóstico da causa da dor no joelho é realizado a partir de uma avaliação por um profissional de saúde, através de uma história clínica e exame físico adequados. A partir daí, exames complementares podem ser necessários para confirmar as hipóteses diagnósticas sugeridas. Os exames mais comumente realizados são radiografia, ressonância, tomografia ou ultrassom. A escolha do exame vai depender da estrutura a ser analisada.

O tratamento depende do diagnóstico firmado, e, normalmente, é multidisciplinar, envolvendo a atuação de diversos profissionais da saúde. Atitudes diversas podem ser tomadas, como orientações comportamentais (repouso, restrição de carga), imobilizações, fisioterapia, medicações ou até necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Compartilhe esse conteúdo:



Publicações relacionadas

12 de setembro de 2023

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)


Ver mais
12 de setembro de 2023

Lesão Meniscal


Ver mais
12 de setembro de 2023

Artrose do joelho


Ver mais