Lesão Meniscal

O QUE SÃO OS MENISCOS?

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em forma de cunha presentes entre o fêmur e a tíbia. Eles estabilizam a articulação do joelho e atuam como “amortecedores”, absorvendo o impacto. O joelho possui dois meniscos: o menisco medial (interno) e o menisco lateral (externo).

COMO OCORRE A LESÃO NOS MENISCOS?

Podemos dizer que as lesões dos meniscos são as mais comuns do joelho. Existem dois tipos principais de lesão. Nas agudas ou traumáticas, há algum tipo de torção durante a prática esportiva, como giro com o pé fixo no solo ou agachamento forçado. Por outro lado, os meniscos também apresentam lesões crônicas ou degenerativas, estando associadas ao processo de envelhecimento natural do corpo.

QUAIS OS SINTOMAS?

O menisco lesionado provoca dor, inchaço, rigidez e travamento no joelho. Algumas lesões são assintomáticas, entretanto, acabam afetando a função de “amortecimento” do menisco, predispondo a um desgaste do joelho.

DIAGNÓSTICO

História clínica e exame físico adequados são fundamentais para o diagnóstico. Além disso, é importante a realização de um exame de imagem para confirmar a suspeita, sendo a ressonância magnética o melhor exame.

A avaliação por um Médico com experiência no tratamento destas lesões é fundamental, pois muitas vezes a ressonância magnética apresenta achados que não possuem correlação com a queixa do paciente, podendo levar a um diagnóstico e tratamento incorretos.

COMO FAZER O TRATAMENTO ADEQUADO?

O tratamento deve ser sempre individualizado, depende do tipo, tamanho e localização da lesão, bem como da sua idade e nível de atividade. Na maioria das vezes, o tratamento é conservador (não cirúrgico). No entanto, caso os sintomas não se resolverem com tratamento não cirúrgico ou em casos de lesões mais complexas, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

A artroscopia do joelho (cirurgia por vídeo) é o procedimento cirúrgico comumente recomendado para as lesões meniscais. Nessa técnica, através de pequenas incisões na pele, é utilizada uma câmera que possibilita visualizar todo o joelho, permitindo que o tratamento seja realizado de uma forma minimamente invasiva.

As opções de tratamento cirúrgico incluem a remoção do menisco lesionado (meniscectomia) e a sutura do menisco. A meniscectomia é realizada quando não há a possibilidade de preservação do menisco. Nos casos de sutura meniscal, vários “pontos” são dados no menisco lesionado, buscando manter a função “amortecedora” dos meniscos. A reabilitação pós-operatória é iniciada o mais rápido possível, visando analgesia, propriocepção e fortalecimento muscular, fundamentais para um bom funcionamento do joelho.


Compartilhe esse conteúdo:



Publicações relacionadas

12 de setembro de 2023

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)


Ver mais
12 de setembro de 2023

Artrose do joelho


Ver mais
12 de setembro de 2023

LESÕES DA CARTILAGEM


Ver mais